sexta-feira, 7 de maio de 2010

MENSAGEM - A IDÉIA DE VIDA E MORTE

Vivemos hoje uma carência muito grande de compreender o que é vida e o que é morte. Muitos vivem de qualquer maneira e quase todos tem medo da morte.Nesta carta que Paulo escreve aos Filipenses nós encontramos o sentido verdadeiro da vida e da morte.
É mas provável que Paulo tenha escrito esta carta durante sua primeira prisão romana, por volta de 61 d.C, para agradecê-los pela contribuição que tinha recebido deles. Ele também elogiou calorosamente Epafrodito, que tinha trazido a doação de Filipos e quem Paulo estava enviando de volta.

Em muitos aspectos, esta é a mais bela carta de Paulo, cheia de ternura, calor e afeição. Seu estilo é espontâneo, pessoal e informal, apresenta-nos um diário íntimo das próprias experiências espirituais de Paulo.
A nota dominante por toda a cara é a alegria triunfante. Paulo, embora prisioneiro fosse muito feliz, e invocava seus leitores para sempre regozijarem em Cristo. É uma carta ética e prática em sua ênfase e está centralizada em Jesus. Para Paulo, Cristo era mais do que um exemplo; ele era a própria vida do apóstolo.
E é justamente nesta carta que Paulo nos deixa a mais bela e simples definição de vida e morte. Gostaria de me apropriar deste texto da palavra de Deus para desenvolvermos sobre a vida e a morte.
I – O QUE É A VIDA
Paulo apresenta o sentido da vida totalmente diferente do conceito de vida que temos hoje. Viver hoje, para a grande maioria das pessoas, é aproveitar as coisas boas desta vida. Para Paulo, viver era estar dentro da vontade de Deus e fazer aquilo que o Senhor deseja, independendo do que tenha que passar para isso.
1) Percebam os irmãos que Paulo, mesmo estando preso, diz que Cristo seria engrandecido no seu corpo. Nos versículos da perícope anterior ele tinha dito isto:
12
“Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho;
13
de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais;
14
e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus.”

Aqui ele deixa claro que sua prisão foi boa, porque com isso contribuiu com o evangelho:
a) A guarda pretoriana e todos os demais ficaram sabendo que ele estava preso por causa do evangelho, e com isso tinham ouvido falar de Cristo.
b) Os demais irmãos ficaram estimulados em pregar o evangelho após a sua prisão.
c) No verso 18 ele chega a dizer que se regozija porque o evangelho esta sendo pregado em conseqüência de sua prisão
Sendo assim, ele julga positiva a sua prisão. Será que nós avaliaríamos a prisão como algo positivo para nós?

2) Vejamos agora o que ele diz no verso 20:
“ ... segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte.
Ele diz ai que Cristo estava sendo engrandecido em seu corpo, ou seja, a sua vida, a sua prisão estava servindo para engrandecer o nome de Cristo,

3) Agora no versículo 21 ele dia que o viver é Cristo. Aqui ele esta fazendo um resumo do que é a vida no seu entendimento. Era como se alguém estivesse fazendo uma enquete e perguntando: pra você, o que é a vida? Muitos iriam responder: ah, a vida é curtir, é aproveitar, é ser livre, é ser feliz, e fazer isso ou aquilo. Ele, o apostolo Paulo resumiu a vida com uma simples palavra: a vida é Cristo. É como se ele estivesse dizendo: para mim viver é fazer a vontade de Cristo em minha vida.

4) Agora vejamos o que ele diz nos versos 24 – 26:
24
Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne.
25
E, convencido disto, estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vós, para o vosso progresso e gozo da fé,
26
a fim de que aumente, quanto a mim, o motivo de vos gloriardes em Cristo Jesus, pela minha presença, de novo, convosco

Aqui ele diz que desejaria continuar vivendo, não por causa dele mesmo, mas por causa dos outros, no caso dos Filipenses. Ele diz que se ele continuar vivendo será bom para o progresso da alegria e da fé dos Filipenses, então ele deseja continuar vivendo.
Isso significa que ele desejava viver para as outras pessoas. A sua vida não era vivada para ele propriamente, mas sim para o bem dos outros. Com isso ele esta querendo dizer da sua missão, de pregar o evangelho e ensinar a Palavra de Deus para os outros, para que os outros sejam edificados.
Essa era a visão de vida do apóstolo Paulo. Para ele a vida era: a) anunciar o evangelho a outros; b) era Cristo ser exaltado através da sua vida; c) o viver era Cristo; e d) era viver para o progresso da fé dos outros.
Que visão fantástica de vida. Como temos que aprender com Paulo sobre a vida.

II – O QUE É A MORTE
Agora vamos analisar como o apóstolo Paulo entendia a morte.
1) Primeiro destacar que para ele a morte é lucro. Mas, o que é lucro? Temos que definir o que significa lucro. Vamos ver como o dicionário define lucro:

lucro
s. m.
1. Ganho líquido, benefício.
2. Utilidade; vantagem.

lucrar -
v. tr.
1. Ganhar.
2. Tirar vantagem.
v. intr.
3. Obter lucros.
Paulo diz que morrer para ele é isso. Que idéia diferente das que as pessoas tem hoje de morte.

2) Agora vejamos o que ele diz no verso 23:
Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.
Aqui ele nos dá a dica de o porque ele julga que morrer era lucro. Porque, para ele, quando ele morresse estaria partindo para a presença definitiva de Cristo. Ele chama isso de incomparavelmente melhor, ou seja, não tem nem comparação entre morrer e viver. Morrer é muito melhor do que morrer.
Podemos juntar ao que Paulo escreveu o que esta registrado em Apocalipse 21. 1 – 7:

1
Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2
Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.
3
Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
4
E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
5
E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6
Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.
7
O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.

Com esse texto vemos o porquê Paulo podia afirmar categoricamente que morrer era melhor do que viver. Ele diz isso porque saberia que quando morresse sua alma subiria para o céu e teria o encontro definitivo com o Senhor, quando Ele mesmo enxugaria dos seus olhos suas últimas lágrimas e a partir daquele momento não haveria mais motivos para novas lagrimas.

CONCLUSÃO
Fica claro para nós irmãos, que tanto a visão de vida e de morte do apóstolo Paulo passa por um só pensamento: CRISTO.
Ele vivia para Cristo e a sua morte seria o seu encontro com Cristo.
Por que Paulo podia dizer isso e nos deixar esse grande ensinamento acerca da vida e morte?
Porque ele já tinha se rendido aos pés do Senhor Jesus. A sua experiência com Cristo o levava a ter essas certezas.
Precisamos amados aprender com Paulo e vivermos para Cristo de verdade. Mas também precisamos aprender com Paulo e não termos da morte, antes, entendermos que a morte dos servos de Deus é uma benção.
Preparemo-nos para a vida e para a nossa morte.
Rev. Marco Antônio Costa
PIP da Barra do Itapemirim/ ES



Nenhum comentário:

Postar um comentário