quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mensagem - Gloriar-se na Cruz de Cristo


Texto: Gálatas 6.14
INTRODUÇÃO
Os lideres da igreja crista modernas precisam aprender muito com o apóstolo Paulo. E comum vermos líderes se exaltando e se gloriando por seus ministério e até mesmo, em alguns casos pelos grandes impérios montados.
Paulo escreveu aos Gálatas entre os anos de 48 e 58 d.C. A igreja era formada por uma liderança de judeus convertidos. O problema que acorria: Estes líderes estavam ensinando que era necessária a circuncisão para que os gentios fossem salvos. Vejam o que está registrado em Gl 5:2-6.
A salvação proporcionada na cruz é totalmente eficaz e suficiente para nós. Esse é o que o apóstolo Paulo defende neste epístola para combater a necessidade das práticas judaicas para se obter a salvação.
Ele diz no que: Fomos justificados ( 3:6-9 ), fomos adotados ( 4-7 ), fomos renovados ( 4:6 ), fomos feitos herdeiros com Jesus (3: 15-18 ).
No texto lido de Gl 6. 14 Paulo nos diz que ele não se gloria em nada na sua e o único motivo que o leva a se gloriar é na cruz de Cristo.
Quando analisamos a vida do apóstolo, vemos que ele tinha vários aspectos nos quais ele podia colocar como motivo para se gloriar. Vejamos alguns:
01) Na sua conversão.
A conversão de Paulo é narrado em At 9. Antes disto ele era um ferrenho perseguidor da igreja, porque ele acreditava que o cristianismo era uma heresia surgida dentro do judaísmo e não acreditava que Jesus Cristo era o Messias anunciado pelos profetas.
Quando ele esta indo de caminho pra Damasco prender cristãos naquela cidade, pois ele mesmo tinha pedido às autoridades autorização para fazer isso, ele tem um encontro real com Jesus Cristo.
Algo espetacular aconteceu naquela oportunidade. Uma luz veio do céu e ele caiu e ouviu a voz de Cristo que dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. Os que o acompanhavam ficaram espantados, emudecidos e ele ficou cego.
Paulo foi convertido ao evangelho de Cristo por um chamado especial feito pelo próprio Cristo, mesmo depois de sua ascensão. Foi de fato, uma conversão especial.
Depois em Damasco, quando Deus preparava Ananias para ir ao encontro de Paulo e orar por ele, disse que Paulo era para Ele, Deus, “um vaso escolhido”.
Paulo podia se gloriar e querer tirar vantagem desta sua conversão, que aconteceu de forma sobrenatural e diferente das demais, mas, no entanto, ele não usou isso para tirar proveito e nem para se gloriar.
02 - Na sua educação.
Paulo viveu na cidade de Tarso, onde havia a maior escola de filosofia da época e ainda muito jovem foi completar seus estudos em Jerusalém. Sinal que sua família tinha posses. Foi aluno do mais sábio rabino daqueles dias, Gamaliel.
Paulo tornou-se fariseu zeloso e um grande estudioso e entendedor da lei judaica.
Ele possui um grande preparo intelectual e uma família rica lhe davam uma posição de destaque.
Ele tinha capacidade de conversar e discutir com os judeus, com os romanos e com os gregos sobre qualquer assunto.
Ele possuia duas cidadanias: judaica e romana. Isso dava a ele alguns privilégios
Sendo assim, Paulo possui motivos para se gloriar no seu preparo e querer tirar proveito disso, mas ele não se gloriava em seus diplomas, como muitos fazem hoje.
03 - Na sua religião.
Um terceiro motivo que poderia dar a Paulo o sentimento de se vangloriar era a sua religião.
Em Romanos 7 ele fala o quanto o judaísmo não lhe trazia paz. A lei lhe apontava os erros, lhe condenava, porém não lhe apresentava uma solução. Mas ele podia se vangloriar no seu grande conhecimento de sua religião e no seu desenvolvimento dentro da mesma.
Quando convertido ao cristianismo, chegou a ser considerado um "deus" em Atos 14:8-18, porém não aceitou isso.
Neste momento, Paulo e Barnabé podiam gloriar-se. Eram considerados 'deuses'. Mas não aceitaram isso.
Paulo tinha motivos também para se gloriar em sua religião, mas no entanto, não se apegou a isso para se gloriar e tirar proveito.
04) Na sua obra missionária.
Paulo realizou três grandes viagens missionárias e foi o maior missionário que o cristianismo já conheceu.
Em sua primeira viagem ele levou consigo Barnabé e estiveram em Antioquia da Síria, Chipre, Antioquia da Pisídia, Icônia, Listra, Derbe e Jerusalém.
Na segunda viagem Paulo esteve acompanhado de Silas e Timóteo e estiveram em Filipos, Tessalônica, Beréia e Atenas.
Na terceira viagem estiveram Paulo, Silas e Timóteo, com a ajuda de Priscila e Áquila. Foram em Corinto, Éfeso, Trôade e Mileto.
Essas viagens foram muito abençoadas, muitos se converteram, formaram muitas igrejas, porém, nem mesmo neste seu ministério Paulo se gloriava, entendendo que cumpria a missão que Deus havia dado a ele.
Sendo assim, meus amados, vemos que não havia nada na vida de Paulo que o levava a se glorias, porém, no versículo lido, ele diz que se gloria na cruz de Cristo. Por que?
1 – Porque ele entendia que a cruz de Cristo era a maior expressão do amor de Deus
Paulo sabia que Deus o amava de uma forma tão grande que enviou Jesus que morreu pelos seus pecados, mesmo ele sendo um pecador e perseguidor da igreja de Cristo.
2 – Paulo sabia que no sacrifício de Jesus na cruz havia a justificação dos pecados (Gl 3. 6-9). Deus não nos olha mais como pecadores, mas como pessoas que foram jutificados diante dEle por meio de Cristo.
3 – Paulo sabia que na cruz de Cristo ele foi adotado por Deus (Gl 4-7) . Quando Cristo morreu na cruz e nós entendemos isso e o recebemos como nosso Senhor, nos passamos a fazer parte da família de Deus.
4 – Paulo sabia que na cruz de Cristo ele estava sendo renovado (Gl 4.6). Com a morte do Senhor nosso velho homem morreu também e fomos renovados por Cristo, nos tornando novas criaturas.
5 – Paulo que sabia que em Cristo ele era herdeiro de Deus (Gl 3. 15-18). Ele também entendia que tendo nascido de novo em Cristo Jesus ele tinha uma grande herança vinda da parte de Deus: a vida eterna.
Conclusão.

Meus amados, nada há em nós que possamos nos gloriar, mas devemos nos gloriar naquilo que Cristo fez por nós e vivermos cada dia mais para sua gloria. 
 
Rev. Marco Antônio Costa
PIP da Barra do Itapemirim/ ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário